Salão do Automóvel 2018: nós monitoramos!


Entre os dias 8 e 18 de novembro acontece em São Paulo a 30ª edição do Salão do Automóvel, com a presença de todas as marcas de automóveis comercializadas no Brasil. Para o monitoramento, selecionamos o período de 7 a 12 de novembro.

Os relatórios abaixo podem servir de inspiração para você monitorar o próximo evento que sua empresa participar!

 

Metodologia

Separamos esta análise em duas partes:

Parte 1. Monitoramento das redes sociais das marcas presentes no evento (como Audi, BMW, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Jaguar, Jeep, Nissan, Peugeot, Renault, Volkswagen, Volvo e demais), assim como as redes do próprio Salão do Automóvel. Porém, isolamos os termos relacionados ao Salão do Automóvel para coletar apenas publicações relacionadas ao evento;

Parte 2. Monitoramento da Instagram Location onde o evento aconteceu, no caso, o São Paulo Expo.

 

Confira os resultados do monitoramento!

 

  • Principais hashtags

​Aqui é possível acompanhar as hashtags mais usadas nas publicações relacionadas ao evento. Sabendo quais as hashtags usadas pelos internautas em suas postagens, você poderá usá-las também e assim aumentar o buzz e o engajamento com os seus posts.

No monitoramento das publicações nas redes sociais das marcas e do Salão do Automóvel, apenas as marcas Volkswagen e Audi aparecem entre as 10 principais hashtags, respectivamente em #Vivaanovavw e #Audi.

 

Já nos posts feitos no Instagram marcando a location do evento, a hashtag #Vivaanovavw também aparece entre as principais, junto com #Ferrari e #Bmw.

 

  • Horário nobre das publicações

​Entender os horários com mais publicações de seus internautas é uma estratégia importante para te ajudar a fazer atualizações e postagens nos mesmos horários que o seu público. Isso aumentará o engajamento com sua publicação e dará mais visibilidade à sua marca.

No monitoramento das marcas, identificamos que os picos de buzz acorrem às 11h, 18h e 22h.

 

Nos check-ins os picos foram às 15h e também às 22h. Esse relatório mostra a importância de monitorar as redes sociais das marcas e também a location, uma vez que os dados variam de um caso para outro.

​Apenas com a geolocalização é possível acompanhar os horários com mais buzz naquele local.

 

  • Principais termos usados nas publicações

Acompanhar os termos mais citados é importante para entender quais os interesses do seu público e o que é mais relevante para eles naquele evento.

No monitoramento, as marcas Fiat, Volkswagen e Tarok aparecem entre os termos mais mencionados.

 

Porém, na location nenhuma marca automobilística apareceu entre os 10 principais termos das publicações. Porém, a presença do termo “Senna” merece destaque. As postagens mencionam homenagens a Ayrton Senna durante o evento e também o carro McLaren Senna, um dos destaques do Salão do Automóvel.

 

Clique na imagem para ver a publicação original

 

Clique na imagem para ver a publicação original

 

  • Marcas mais citadas

Com base nos principais termos das publicações, criamos também um relatório apenas com as marcas mais citadas nos posts de acordo com cada rede social. Fiat e Volkswagen despontam frente às demais, seguidas por Chevrolet, Ford e Nissan.

 

Na location as principais marcas citadas foram BMW e Porsche, seguidas por Nissan, Volkswagen e Audi.

Quando empresas aproveitam todas as vantagens oferecidas por ambos os monitoramentos, as possibilidades de insights aumentam. Imagine que você é analista da BMW mas não estava monitorando a location do evento. Você acharia que sua marca não estava repercutindo o suficiente nas redes sociais, certo? Mas este relatório mostra o contrário.

 

Clique na imagem para ver a publicação original

 

  • Dias da semana com mais publicações

No período selecionado para este monitoramento, sábado e sexta-feira são os dias com mais publicações.

Essas informações, casadas com os horários das publicações, podem oferecer insights importantes para a marca. Sabendo que há volume de buzz nestes dias e horários, as marcas presentes no evento podem criar ações com o público. Por exemplo: oferecer um brinde para quem postar uma foto na localização do evento no sábado às 11h, usando a hashtag da marca.

 

Na location, os dias com mais publicações foram domingo e segunda, enquanto no monitoramento o buzz foi maior no sábado e na sexta-feira. Estar atento a essas diferenças de comportamento dos internautas nas publicações monitoradas e nos posts na location é um diferencial para as marcas que desejam realizar uma análise completa das redes sociais.

 

  • Consumidores que mais comentaram

​Este relatório mostra os internautas mais engajados durante o período do monitoramento. Com base nas palavras selecionadas durante o cadastro da marca, é possível acompanhar quais os consumidores que estão falando mais sobre o evento. Um relatório importante para entender quem são as pessoas mais envolvidas e possivelmente criar ações diretamente com elas.

 

  • Público é composto por jornalistas e amantes de automotivos

​Este relatório talvez seja o mais relevante para as marcas que desejam entender o perfil dos internautas presentes no evento. Com este report é possível acompanhar quem são as pessoas interagindo e em quais redes sociais, por meio das descrições feitas pelos consumidores em suas bios.

Por exemplo: este relatório mostra que os internautas mais ativos no período trabalham em revistas, mencionam uma segunda rede social (Facebook), são jornalistas e gostam de automotivos.

 

Clique na imagem para visualizar o perfil

 

OBS: apenas é possível monitorar bios de Twitter e YouTube.

 

  • Share of Buzz: Instagram desponta como rede social favorita

Um relatório de Share of Buzz é importante para entender quais são as redes sociais com mais publicações durante o evento. No caso do Salão do Automóvel, a rede social mais usada foi o Instagram, seguida pelo Twitter. O Facebook aparece com um buzz muito pequeno quando comparado às duas primeiras.

 

Instagram Locations para o monitoramento de eventos

O monitoramento do buzz no Instagram pode ser criado sem a utilização de termos, a partir do isolamento de uma ou mais localidades. Isso permite conhecer o buzz de um local como estádio ou show, cidade ou mesmo diversos locais como lojas de uma franquia ou uma rede de restaurantes.

Para o profissional de social media é uma excelente oportunidade para conhecer o buzz sobre eventos, cidades, bares, shows, sem se preocupar com a utilização de um termo inicial.

Apenas usando a geolocalização foi possível obter alguns insights a respeito das pessoas que fizeram check-in naquela localização. No caso, o evento foi realizado no São Paulo Expo, então conseguimos monitorar essa localização e a partir disso gerar alguns relatórios.

 

Conclusão e Insights

Tanto o monitoramento da marca Salão do Automóvel e das marcas presentes no evento, quanto a geolocalização São Paulo Expo mostraram alguns dados muito similares, como principais hashtags e termos, oferecendo o insight de que marcar localizações em postagens é um comportamento recorrente dos internautas.

Por outro lado, outros dados são distintos, como os horários com mais buzz, assim como os dias da semana com maior volume de publicações. Assim, o monitoramento geolocalizado ganha ainda mais importância, principalmente durante shows, palestras e eventos que reúnem um volume muito grande de pessoas falando sobre determinado acontecimento.

Outra possibilidade é interagir com as pessoas presentes no seu evento. Acompanhando a geolocalização é possível monitorar e interagir com o público falando sobre sua marca em um raio próximo a você.

Eventos patrocinados são uma grande oportunidade de negócio, pois geram muito buzz e com o monitoramento da localização é possível acionar campanhas direcionadas para o público no local.

 

Dashboard Real-Time

Todos os reports aqui mostrados podem ser exibidos em um único dashboard real-time, permitindo o compartilhamento do dash com mais pessoas para a análise dos resultados, insights e conclusões sem precisar extrair nenhuma planilha!

 

Dica: veja 6 motivos para você substituir relatórios em Power Point por Dashboards personalizados!

 

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos

 

Fonte imagem capa: Automotive Business

 

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se atento às novidades do Buzzmonitor e das últimas notícias nas social media!

Descubra através de casos de estudo como o Buzzmonitor pode otimizar a estratégia digital do seu negócio.

Fale com um especialista
e comece agora!

Fale connosco

Começamos?

Durante 14 dias pode experimentar a ferramenta de forma gratuita e:

  • Registar a sua marca e concorrentes para começar a escutar o que dizem deles nas redes sociais.
  • Analise os KPI das redes sociais para determinar qual o melhor caminho para os negócios dos seus clientes.
  • Ter uma visão global da ferramenta.
  • Contar com o apoio e resolução de dúvidas da nossa equipa.

 

Descubra o poder do Buzzmonitor sem compromisso!