COMO MELHORAR OS SEUS RELATÓRIOS DE SOCIAL MEDIA

 

 

No mundo do social media, não basta trazer sempre os mesmo dados. É preciso inovar, encontrar insights, potenciais oportunidades de crescimento para o cliente e, não menos importante, saber contar bem uma história. Hoje, para uma marca envolver e cativar novos consumidores, precisa de saber entretê-lo. E isso não é diferente nas agências e seus relatórios.

Separamos 7 passos que vão ajudá-lo a melhorar a qualidade dos seus relatórios.

1. Conte sempre histórias novas

Não adianta contar sempre a mesma história ao cliente. Analise os dados com atenção e apure os insights mais interessantes. Tente encontrar o que é novo. O que pode ser novo?

  • Uma percentagem que teve uma variação grande num histórico estável. Exemplo: O índice de positivos que sempre foi cerca de 30% caiu para 10%.
  • Um aumento percentual do sentimento. Qual a razão?
  • Uma mudança da posição ou percentual dos assuntos mais citados (e já qualificados com tags por analistas). O que causou a mudança?
  • Novos termos que foram mais citados. Quais histórias que contam? Neste caso, é importante olhar para os dados por utilizadores únicos, pois várias publicações de uma mesma pessoa podem inflacionar os seus resultados.
  • Utilizadores ou publicações que tiveram muito engagement. Nos posts pagos ter em conta qual a reação das pessoas. Sentimento? O que foi considerado positivo, negativo, neutro? Características do produto ou factos mais apontados em cada sentimento.
  • Procure perceber o que está por baixo da superfície. O grande volume do “boca a boca” dos clientes tende a ser sempre igual. Cabe a nós olharmos para o que acontece neste nicho. Refine nuvens de termos, retire o boca a boca que se repete. Traga novidades que se movem sob a superfície do buzz.
  • Esteja atento aos movimentos do seu cliente. Há um novo componente na fórmula? Foi lançada uma fragrância nova? Nestes movimentos deve estar o nosso olhar.
  • Traga todas as respostas que puder e lembre-se: não há limites para insights num relatório.

2. Dedique-se a encontrar uma causa

Imagine o seguinte cenário: As vendas de gelado e os ataques de tubarões aumentam simultaneamente na Praia de Boa Viagem, em Recife. Lembre-se de que correlação não significa causalidade. Sabendo disto, podemos dizer que talvez exista uma correlação entre o aumento do consumo de gelados e o calor da praia, mas não significa que os ataques de tubarões tenham sido provocados pelas vendas de gelado. É importante investigar sempre a causalidade.

Por outro lado, se o boca a boca de compra de produtos acontece ao mesmo tempo que uma promoção, temos um dado que o cliente vai querer saber.

Todos os dados que saem das nossas mãos devem ter uma leitura do sucedido e respetiva causa. Isto faz com que o relatório se aproxime da realidade do quotidiano da marca e ganhe consistência.

3. Tenha o relatório antigo ao seu lado

Esta é uma dica importante: Para saber o que mudou no relatório atual (seja diário, semanal, mensal ou qualquer outra periodicidade) tenha sempre o relatório anterior com a mesma periodicidade na sua janela. Compare, investigue, veja o que mudou. Deixe toda a sua equipa  treinada para sempre usar o olhar comparativo. Priorize novas histórias e temas que saiam do comum.

4. Procure insights que tenham impacto em negócios

As suas histórias têm um objetivo: melhorar processos, negócios do cliente ou informá-lo sobre uma situação envolvendo a marca. Por isso encontre insights que tenham aplicação imediata no cliente. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Um meme interessante que a marca pode tornar como dela;
  • Um problema no produto ou um novo uso que o consumidor está fazendo dele;
  • Questões relacionadas com a distribuição, preço, publicidade do produto ou público que o consome;
  • Um desejo do público que está nas redes e que pode ser levado à marca. Tudo isso pode gerar mudanças.

5. Utilize o lead jornalístico

lead no Jornalismo é uma fórmula utilizada para atrair o leitor sobre o restante da notícia. O método é responsável por elencar as cinco informações mais importantes no primeiro parágrafo da matéria:

  1. Quem fez?
  2. O que aconteceu?
  3. Onde aconteceu?
  4. Quando aconteceu?
  5. Por que aconteceu? (Causa)

6. Tenha cuidado com a metodologia

Explique com clareza como chegou aos dados e o que eles representam no buzz da marca.

  • Quais as redes sociais monitorizadas?
  • Quais os dados da página do cliente que foram considerados?
  • Como foram os dados classificados (tag)? Aqui, normalmente, comete-se o erro clássico de criar um assunto muito genérico, como Reclamações, e taggar tudo que é negativo com esta tag. Seja mais específico!
  • O que foi qualificado é amostral ou geral (todo o buzz)? Como se chegou à amostra (qual a metodologia)?

7. Seja preciso

Depois de terminar de escrever o texto, exclua advérbios, adjetivos e artigos. Utilize menos vírgulas e mais pontos finais, crie orações diretas. Substitua imprecisão por percentuais, sempre mostrando como se deu a variação em relação ao relatório anterior. Frases como “muito buzz” e “buzz enorme” não querem dizer nada, compare sempre! Após estes cortes o seu texto irá contar a mesma história, mas economizando espaço.

Pode também encontrar estas informações no e-book “Como aprimorar seus relatórios de Social Media”.

 

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