Batalha de Canais: o que um comparativo do Analytics dos canais YouTube Itaú e Santander nos revela?


Durante 30 dias (4 de novembro a 4 de dezembro) monitoramos os canais YouTube de dois bancos com forte presença no Brasil: Itaú e Santander. Ambos geram muito conteúdo para o YouTube e com isso há grande engajamento em seus canais.

O canal do YouTube do Itaú foi criado em 27 de setembro de 2006 e conta com mais de 346 mil inscritos.

Já o canal do YouTube do Santander Brasil foi criado em 25 de novembro de 2009 e conta com mais de 265 mil inscritos.

 

Confira os resultados dessa batalha!

 

Assinantes: a importância de ter cada vez mais inscritos no canal

Essa métrica mostra o crescimento de fãs novos por dia do período selecionado.

O Itaú sai à frente em todos os números de assinantes, tanto em relação a total de assinantes, quanto de mudança total e mudança média por dia. O canal do Santander foi criado apenas dois meses depois do Itaú, o que mostra que praticamente no mesmo período de tempo o Itaú conseguiu mais inscritos no canal.

 

Publicações dos canais: equilíbrio de conteúdo

Essa métrica mostra o número de publicações realizadas em cada dia do período selecionado.

Durante o período monitorado, o Santander fez mais publicações do que o Itaú, mas ambos mantêm uma frequência similar de postagens ao longo de um mês, o que mostra um equilíbrio de conteúdo.

 

Top Posts: uma campanha pode mudar tudo

Essa métrica mostra em um só lugar a lista dos principais posts da marca no período. Eles são ordenados por ordem descendente de acordo com o número de interações.

O Top Post do Itaú foi publicado no dia 06 de novembro no final da tarde, enquanto o Top Post do Santander foi publicado no dia 17 de novembro, também no final da tarde. O vídeo do Santander obteve mais interações e visualizações do que o do Itaú, o que mostra maior engajamento de seus assinantes. Por outro lado, recebeu menos comentários, menos curtidas e mais “descurtidas”.

 

Confira o Top Post do Itaú:

Este vídeo faz parte de uma série desenvolvida pelo banco chamada “TV Vida Real”, uma nova proposta do banco em mostrar histórias de pessoas reais que precisam equilibrar as finanças para conquistar grandes sonhos.

 

Confira o Top Post do Santander:

O vídeo faz parte da campanha Black Week Santander e chegou a ser veiculado na televisão para divulgar os descontos do banco para o mês da Black Friday.

 

Visualizações dos canais: quanto mais inscritos, mais visualizações

Essa métrica mostra o número de novas visualizações em cada dia do período selecionado.

O Itaú ganha vantagem também no número de visualizações: 25 milhões, contra 17 milhões do Santander. Sua média de visualizações por dia também é maior, mas fica atrás do Santander em relação ao crescimento de visualizações: Santander com 46.8% e Itaú com -93,9%.

A vantagem do Santander se dá por conta do lançamento do vídeo da Black Week no dia 17 de novembro, o que aumentou exponencialmente as visualizações do banco. No dia 18 houve um pico de visualizações, atingindo mais de 7 milhões.

 

Engajamento: a métrica que mostra como o público é impactado pelos vídeos

Essa métrica mostra o número de engajamento em todas as publicações em cada dia do período selecionado.

O Itaú apresenta maior média de engajamento, enquanto o Santander tem maior crescimento de engajamento. Itaú fica com 107% de engajamento no período, contra 96% do Santander. Já o Santander apresenta um crescimento de engajamento de 1.6%, enquanto Itaú apresenta apenas 0.7%.

Nesse caso, o maior número de assinantes colaborou para o Itaú maior média de engajamento, já que seus inscritos aproveitam o conteúdo publicado e são engajados por ele.

 

Interações: não basta apenas ter bom conteúdo, precisa ter interação

Essa métrica mostra o número de interações em todas as publicações realizadas em cada dia do período selecionado.

O Itaú ganha em relação ao total de interações e também na média de iterações por dia, mas o Santander apresenta um pico de interações no dia 18 de novembro por conta do lançamento da campanha para a Black Week.

 

Conclusão

O Itaú é a marca vencedora já que sai à frente em relação à maioria das métricas. O que colabora para isso é o fato de que o banco tem muito mais inscritos do que o seu concorrente, Santander.

O Itaú tem uma filosofia de trabalhar suas campanhas em vídeo para viralizarem e terem cada vez mais engajamento, o que colabora para que cada vez mais o canal tenha mais inscritos.

Essa deve ser a lição para todas as marcas: um bom canal não é sinônimo apenas de muitos inscritos, um bom canal significa ter vídeos com conteúdo que conquista cada um dos assinantes.

 

 

Como fazer uma batalha entre canais do YouTube

1. Em Marcas, cadastre os canais das marcas que você deseja monitorar na marca de cada um dos concorrentes, respectivamente.

 

2. Depois, vá até o Analytics Pro, selecione o ícone do YouTube, selecione o primeiro canal, clique em Comparar e selecione o segundo canal e depois personalize o período que você deseja monitorar.

 

3. Pronto! Agora todos os dados que você precisa estarão à sua disposição no Analytics Pro!

 

 

Faça você mesmo uma batalha entre dois canais do YouTube com o Buzzmonitor

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se atento às novidades do Buzzmonitor e das últimas notícias nas social media!

Descubra através de casos de estudo como o Buzzmonitor pode otimizar a estratégia digital do seu negócio.

Fale com um especialista
e comece agora!

Fale connosco

Começamos?

Durante 14 dias pode experimentar a ferramenta de forma gratuita e:

  • Registar a sua marca e concorrentes para começar a escutar o que dizem deles nas redes sociais.
  • Analise os KPI das redes sociais para determinar qual o melhor caminho para os negócios dos seus clientes.
  • Ter uma visão global da ferramenta.
  • Contar com o apoio e resolução de dúvidas da nossa equipa.

 

Descubra o poder do Buzzmonitor sem compromisso!